Começando pelo feijão com arroz…

2 jul

Que tal começar a aprender a cozinhar pelo feijão com arroz? Afinal, você não vai ficar comendo miojo com salsicha e ovo mexido pro resto da vida!!!!

Então vamos começar pelo arroz, papel e caneta na mão! Tem gente que congela, mas eu acho tão facinho que não compensa, porque um arroz fresquinho é tudo de bom!!!

ARROZ:

1 colher de sopa de cebola picada

1/2 colher sobremesa de tempero pronto, ou alho

1 colher de óleo ou azeite

1 xícara de café de arroz lavado (dica: uma xícara de café de arroz alimenta duas pessoas!)

2 xícaras de água (dica: sempre 2 partes de água para 1 de arroz!)

Sal se achar necessário (eu não uso, pois esse tempero pronto já vem com sal. Na dúvida é melhor colocar depois, pois tirar não tem como…rs!)

Modo de preparo:

Coloque o óleo, tempero e cebola em uma panela. Aqueça até que o tempero começa a estalar.  Jogue o arroz na panela e de uma fritadinha. Depois disso coloque a água e deixe ferver até ir secando.

A lei do arroz é assim: quanto mais água, mais ele vai cozinhar e ficar mole, ou seja se você gosta de arroz “unidos venceremos” (eu adoro!!! praticamente um purê de arroz!) coloque mais água. Confesso que sempre coloco a água  no olho, com o tempo você vai se acostumando e já vai saber mais ou menos a quantidade necessária!

O feijão eu faço e congelo em porções individuais, o que me facilita muito a vida, já que pelo menos 3 vezes por semana eu levo marmita pro trabalho porque está na moda, ou porque meu ticket não dura o mês inteiro!

Primeiro, você tem que perder o medo de usar a panela de pressão. Ela é inofensiva se você sabe como usar, e outra gente, hoje em dia tem uns modelos ótimos com um zilhão de travas! Então pega os ingredientes ai!

1 saco de feijão (comprei o bolinha da Camil! To adorando, ele é bem gostoso!!!)

água até cobrir e mais uns dedinhos.

Para congelar não coloque tempero, senão ele azeda!

Coloque os feijões em uma superfície lisa e vá tirando os feinhos (nossa fazia muito disso com as minhas avós!!! que saudade!!!).

Depois jogue o feijão na panela de pressão, cubra com água (coloque bastante, porque a água não pode secar, e não tem como ficar abrindo a panela toda hora para ver!), trave a tampa e ligue o forno! Deixe mais ou menos 1 hora em fogo alto. Com o tempo vai começar a fazer aquele barulho nostálgico de panela de pressão (tshutshuuuu) de quando você era criança e ouvia sua vó fazendo feijão nas férias!!!

PARTE IMPORTANTE: Antes de abrir a panela você tem que verificar se saiu toda a pressão. Como? Gire a rodinha e veja se está saindo ar, se sair, espere mais um pouco, significa que ainda tem pressão lá dentro!

Tem dois truques para tirar a pressão rápido que todo mundo fala que é perigoso mas nunca vi alguém morrer por isso!

1 – Pegue um garfo, coloque embaixo da tampinha e puxe para cima, assim o ar vai sair.

2 – Coloque a panela na pia e ligue a água para resfriar a panela.

Depois disso, é só abrir, verificar se o feijão ficou molinho e coloque em tapewares para congelar. Se ficou um pouco duro, coloque mais água e ligue novamente. A importante, espere esfriar para colocar no freezer!!!!

Quando for fazer o feijão para comer, é só colocar tempero e misturar no feijão.

Prontinho! Agora você já pode fazer o básico do prato de todos os brasileiros por ai!!! Futuramente vou colocar pratos para congelar, porque eu trabalho e não tenho tempo de cozinhar todo dia, então uso o santo congelador para guardar minhas marmitas!!!

Tem alguma sugestão para esse post?? Acharam difícil?? Deixe seu comentário!!!

Beijos e até mais!

Anúncios

4 Respostas to “Começando pelo feijão com arroz…”

  1. Vanessa Trench julho 3, 2012 às 3:00 am #

    Re, uma dica: sempre que der, use azeite pra refogar… Fiz um curso, e a professora disse que como o ponto de queima (nao lembro se e esse o nome, mas eh qdo a gordura deixa de ser insaturada e vira saturada) do azeite eh mais alto (ou seja, demora mais pra saturar)… Portanto, mais saudavel! Sem contar que fica mais gostoso… Beijos!!

    • rethomaz julho 3, 2012 às 12:04 pm #

      Verdade Van, já tinha ouvido algo do tipo!!! Realmente é mais saudável! Também ouviu falar que caso tenha que usar óleo, prefira o óleo de girassol ao de soja, pois é mais saudável também!!! Obrigada pela dica Van!!! bjos

  2. Paula julho 19, 2012 às 3:33 pm #

    Re, voce que me ensinou a fazer arroz, lembra???To adorando seu blog!! Parabens amiga!!

    • rethomaz julho 19, 2012 às 3:35 pm #

      Foi mesmo amiga….e sempre que esquecer venha aqui relembrar…rs..bjinhos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: